top of page
  • Foto do escritorThielen Taveira

Positividade tóxica e as nossas emoções

A positividade tóxica é um comportamento que pode ser prejudicial em nosso relacionamentos interpessoais. Ela ocorre quando há uma pressão para que as “emoções positivas” sejam sempre mantidas, mesmo quando não há motivos para isso. 


É um incentivo para que as pessoas foquem sempre em coisas boas, em vez de levar em conta nossos problemas, nossas dificuldades, nossas dores e nossas perdas. 


Tirando o direito da pessoa de vivenciar seus sentimentos, aqueles considerados como “sentimentos ruins” pela sociedade. 


Um culto à cultura da felicidade. Mesmo sabendo que é impossível ser feliz o tempo todo.


Não existe felicidade permanente, não existem emoções boas ou ruins, existem emoções. Elas não surgem do nada, nossas emoções surgem de uma necessidade do nosso corpo, elas têm funções a serem cumpridas e devem ser expressas e vivenciadas para nosso próprio crescimento.


Exemplos de Positividade tóxica na prática:


  • Nas amizades: imagine um amigo que sempre insiste que você deve ser feliz e positivo o tempo todo, mesmo quando você está passando por um momento difícil. Isso pode fazer com que você se sinta ainda pior, pois não está sendo compreendido ou validado em suas emoções.


  • No ambiente de trabalho: a positividade tóxica pode aparecer quando um colega de trabalho insiste em manter a aparência de felicidade e satisfação, mesmo quando o trabalho está sendo exaustivo e estressante. Isso pode criar uma pressão desnecessária para que os outros também mantenham essa fachada, o que pode prejudicar o ambiente de trabalho e a produtividade da equipe.


  • Nos relacionamentos amorosos: a positividade tóxica pode se manifestar quando um parceiro ou parceira insiste em manter uma aparência de felicidade e satisfação, mesmo quando há problemas sérios no relacionamento. Isso pode fazer com que o outro se sinta ignorado e não compreendido, o que pode levar a ressentimentos e desentendimentos ainda maiores.


Frases que devemos evitar falar para quem está vivendo um momento de dificuldade, dor, sofrimento ou perda.


  • Vai ficar tudo bem.

  • Seja forte.

  • Veja pelo lado bom.

  • Poderia ser pior.

  • Você não tem motivo para se sentir mal.

  • Mas isso é uma besteira.

  • Não fique triste, tudo vai dar certo.

  • Não fale coisas negativas, isso só atrai mais negatividade.

  • A vida é curta demais para você ficar triste.

  • Você não tem motivo para se sentir mal. Olha como você tem tudo o que precisa.


A positividade tóxica pode ser prejudicial em qualquer tipo de relacionamento interpessoal. É importante permitir que as emoções sejam expressas livremente e que haja espaço para lidar com os desafios e dificuldades da vida. A validação das “emoções negativas” é fundamental para o processo de cura e crescimento pessoal.


Se você está passando por um momento difícil, vivencie os sentimentos que aparecem. O que você expressa não te deixa doente, mas o que mantém preso sim. 


Se você conhece alguém que está passando por um momento difícil, não minimize a dor do outro. Cuidado com a positividade tóxica. Acolha, respeite, escute e seja alguém que essa pessoa pode contar.


Com carinho, Thi. 

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
May 11, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Excelente. E eu diria que no relacionamento entre pais e filhos também é complicadíssimo quando isso acontece. Pais são na maioria das vezes referência e se eles invalidam a dor do filho, esse filho se perde em si mesmo...

Like
Thielen Taveira
Thielen Taveira
May 16, 2023
Replying to

Com toda certeza é preciso ter atenção a todos os tipos de relações. O principal é acolher e validar a dor da outra pessoa, essa atitude gera conforto na outra pessoa. 😘

Like
bottom of page